Pode ser que já tenhas entrado em alguma loja, shopping ou supermercado que estava com uma música tocando ao fundo. Se você é dono de um estabelecimento comercial, ou pretende ter um, precisa saber mais a respeito desse assunto.
Quando falamos sobre música ambiente , temos a impressão de que se trata de um assunto descomplicado. Contudo a música, é uma parte fundamental do marketing sensorial, ou seja, a estratégia de marketing que estimula os sentidos comunicando, de forma subjetiva, a mensagem que a empresa deseja passar do seu produto ou serviço.
Tal açã tem ganhado cada vez mais espaço entre os donos de estabelecimentos comerciais, com o intuito de fidelizar um número maior de clientes. Por essa razão, preparamos este texto para falar a respeito dos benefícios de ter música ambiente na loja, qual a música mais adequada e como consegui-las sem ter problemas com direitos autorais.
A inclusão de música ambiente na loja pode trazer diversos benefícios para o estabelecimento. Porém, a principal vantagem da adoção dessa estratégia e elevação do tempo de permanência do cliente dentro da loja. Tal afirmação não é feita com base em ‘achismos’, mas sim em pesquisas científicas.
Para que você entenda melhor, vamos a um exemplo prático: Você entraria em uma loja cuja música ambiente lhe causa incômodo? Certamente não. Todavia, temos quase certeza que você entraria em um estabelecimento em que a música é do seu agrado.
Isso acontece porque a música possui a capacidade de auxiliar no aumento da dopamina, hormônio responsável pelo prazer. Desse modo, quando estamos em algum local em que a música nos agrada, não temos pressa para ir embora.
Para que você entenda bem o porquê do cliente passar mais tempo na loja é bom para os seu negócio, sigamos a seguinte linha de raciocínio: uma vez que a pessoa gosta da música que toca no seu estabelecimento, por causa dela, circula mais tempo nos corredores e as chances dela encontrar algo que lhe agrade são bem maiores. Pode parecer algo bobo, mas tal atitude dos clientes pode elevar os lucros da sua loja.
Agora que você já conhece as vantagens de colocar música ambiente no seu estabelecimento e os impactos que isso traz para os lucros da sua empresa, deve estar com seguinte dúvida: Que música devo colocar na minha loja?
Não existe uma fórmula exata para conteúdo musical de estabelecimentos comerciais. Todavia, existem algumas coisas você precisa saber antes de colocar qualquer música para tocar.
Tenha sempre em mente que, se a seleção musical não está alinhada com o gosto do publico-alvo da sua loja, pode ocasionar uma queda nos seus lucros ao invés de alavancá-los. Por isso, procure estudar os gostos musicais das pessoas que costumam frequentar o seu estabelecimento para criar uma identidade musical com quem a ouvirá e também com o ambiente. A dica aqui é: pergunte. Conheça o seu cliente, faça perguntas e busque as melhores respostas que o ajudarão a criar a sua playlist ideal.
Se voce chegou ate este ponto do texto é porque tem interesse em implantar um sistema de som ambiente na sua loja. Porém, antes de fazer isso, é preciso ter atenção com aspectos importantes como os direitos autoriais. Muitas empresas pagam altas taxas de ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para sonorizar seus espaços comerciais, algo que, na maioria das vezes, não cabe no orçamento de um estabelecimento de médio ou pequeno porte.
Contudo, isso não significa que você tenha que desistir de colocar músicas na sua loja. A ELF Mídia tem parceria com várias produtoras de conteúdo musical livre de direitos autorais e, com isso, sem qualquer custos pelos direitos de uso do conteúdo.
A ELF Mídia também disponibiliza playlists de diversos estilos musicais para que você possa adequar as musicas de acordo com o perfil musical do público da sua loja.
Agora que você entende melhor sobre a importância da musica ambiente para um estabelecimento comercial, já pode entrar em contato com a ELF Mıdia e ver quais são as opçôes de playlist que se adequam à sua loja.